quarta-feira, 29 de abril de 2015

ARTES - TARSILA DO AMARAL






Tarsila do Amaral


Retrato de Tarsila, ca. 1925
Introdução

Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886.



Biografia resumida

Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha).

Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus.

Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha, Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura.

Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).

Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.

Retornou para o Brasil em 1922, formando o “Grupo dos Cinco”, junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.

Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933).

No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte europeia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.

No ano de 1926, Tarsila casou-se com Oswald de Andrade, separando-se em 1930.

Entre os anos de 1936 e 1952, Tarsila trabalhou como colunista nos Diários Associados (grupo de mídia que envolvia jornais, rádios, revistas).

Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de 1973. A grandiosidade e importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos.

Principais características de suas obras
  • Uso de cores vivas
  • Influência do cubismo (uso de formas geométricas)
  • Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
  • Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica)
Principais obras de Tarsila do Amaral





























































  • Autorretrato (1924)
  • Retrato de Oswald de Andrade (1923)
  • Estudo (Nu) (1923)
  • Natureza-morta com relógios (1923)
  • O Modelo (1923)
  • Caipirinha (1923)
  • Rio de Janeiro (1923)
  • A Feira I (1924)
  • São Paulo – Gazo (1924)
  • Carnaval em Madureira (1924)
  • Antropofagia (1929)
  • A Cuca (1924)
  • Pátio com Coração de Jesus (1921)
  • Chapéu Azul (1922)
  • Autorretrato (1924)
  • O Pescador (1925)
  • Romance (1925)
  • Palmeiras (1925)
  • Manteau Rouge (1923)
  • A Negra (1923)
  • São Paulo (1924)
  • Morro da Favela (1924)
  • A Família (1925)
  • Vendedor de Frutas (1925)
  • Paisagem com Touro (1925)
  • Religião Brasileira (1927)
  • O Lago (1928)
  • Coração de Jesus (1926)
  • O Ovo ou Urutu (1928)
  • A Lua (1928)
  • Abaporu (1928)
  • Cartão Postal (1928)
  • Operários (1933)
Outras informações sobre a artista:



SITES PARA PESQUISAR SUAS OBRAS:

CIÊNCIAS - VÍRUS E BACTÉRIAS



VÍRUS E BACTÉRIAS



Eles são pequenos, estão em todos os lugares, alguns são “do bem”, outros nem tanto, mas o fato é que precisamos aprender a conviver com eles, sem deixar que nos prejudiquem – são os vírus e as bactériasmicro-organismos que vamos conhecer melhor a partir de agora...

Para começar, é importante saber que são chamados de micro-organismos porque são muito, mas muito pequenos mesmo, tanto que só conseguimos enxergá-los com auxílio de lentes de aumento que, neste caso, só podem ser os microscópios.


Vírus
Os vírus são organismos extremamente simples, formados apenas por material genético que usam para a reprodução e uma cápsula envolvente. Podem entrar em nosso corpo pela respiração, por alimentos contaminados etc. Não são todos que provocam doenças, mas quando causam não há muitas opções de remédios para combatê-los, apenas para aliviar os sintomas. Portanto, principalmente no caso dos vírus, o importante é prevenir.

Por suas características, só conseguem sobreviver quando invadem as células de nosso corpo. Assim, resistem pouco tempo quando estão ao ar livre.

Como exemplo de doenças causadas por vírus podemos citar: gripe, caxumba, sarampo, catapora, paralisia infantil e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - SIDA, entre outras.
Você pode pesquisar mais sobre as doenças causadas por vírus clicando aqui.


Bactérias
As bactérias são um pouco mais complexas, pois são consideradas como células por ter uma organização mais complexa, com todos os organoides que uma célula tem. São, portanto, unicelulares e por isso conseguem ficar por muito tempo no ambiente, mesmo sem ter entrado no corpo humano. Também podem ser transmitidas através de água e alimentos contaminados, do ar, do solo etc.

Os únicos remédios que conseguem acabar com as bactérias são os antibióticos, mas devemos ter cuidado para administrá-los, pois as bactérias criam resistência a eles, ou seja, ficam “mais fortes” para um determinado antibiótico quando este é administrado de forma errada.

É importante saber que convivemos, normalmente, com bactérias, sem ter doenças, porque elas fazem parte da constituição normal do organismo. O problema ocorre quando elas vão parar em uma parte do corpo diferente da que estão acostumadas, como, por exemplo, as bactérias que estão geralmente nas mãos e vão parar na mucosa bucal ou que estão no intestino e vão parar no estômago. Nestes casos, o organismo perde seu equilíbrio natural e as bactérias podem, sim, causar doenças.

Algumas doenças causadas por bactérias são: pneumonia, sífilis, meningite etc.

Você pode pesquisar mais sobre as doenças causadas por bactérias clicando aqui.

As principais diferenças entre vírus e bactérias

Bactéria
ESTRUTURA: Microrganismo unicelular com membrana e citoplasma, sem núcleo definido. Seu material genético, o ácido desoxirribonucleico (DNA), fica disperso.

MODO DE VIDA: Algumas são parasitas e causam doenças como a pneumonia e a cólera (veja a foto acima). Outras mantêm uma relação harmoniosa com os seres vivos, como as que vivem no intestino humano, auxiliando a digestão. Há ainda as que se alimentam de matéria orgânica morta.

TAMANHO: O diâmetro da maioria varia entre 0,2 e 2 micras (unidade que representa 1 milésimo de milímetro) e o comprimento entre 2 e 8 micras. Elas são visíveis a olho nu (se reunidas em colônias) ou com auxílio de microscópios ópticos.

SENSÍVEL A ANTIBIÓTICOS? Sim.


Vírus
ESTRUTURA: Microrganismo acelular. Os mais simples apresentam uma cobertura proteica que envolve seu material genéticoo ácido desoxirribonucleico (DNA) ou o ribonucleico (RNA).

MODO DE VIDA: Todos são parasitas intracelulares. Alguns causam doenças em seres vivos, como a aids (veja a imagem acima, que representa o modelo do vírus HIV criado em computador), a gripe, o sarampo e a rubéola.

TAMANHO: Geralmente, eles são menores que as bactérias. O comprimento varia entre 20 e 1.000 nanômetros (unidade que representa 1 milionésimo de milímetro). São visíveis somente com auxílio de microscópios eletrônicos.

SENSÍVEL A ANTIBIÓTICOS? Não.



Antibióticos
Os antibióticos são medicamentos à base de penicilina, muito eficientes, principalmente, no combate das bactérias. Quem descobriu a fórmula que ajudou muita gente até hoje foi o escocês Alexander Fleming: ele estava desenvolvendo uma pesquisa sobre uma determinada bactéria quando, de um dia para o outro, as colônias foram contaminadas por um fungo. Mas imediatamente ele observou que as bactérias tinham morrido na presença do fungo e assim logo foi atrás de qual era a substância liberada pelo fungo que causou a morte das bactérias, chegando até o composto chamado penicilina.

Sem dúvida, essa descoberta deu margem para um grande avanço da medicina no que se refere ao tratamento de infecções de todos os tipos!


Imunização
Normalmente, temos defesas naturais em nosso organismo que contra atacam sempre que entram em nosso organismo micro-organismos estranhos sendo que as principais são os anticorpos, proteínas de defesa que estão no sangue. Mas, algumas vezes, os micro-organismos são mais rápidos e acabam provocando as doenças. Para evitar esse processo, é necessário que o organismo seja estimulado antes do micro-organismo atacar, para que, de prevenção, já comece a produzir anticorpos. É justamente essa a função da vacina, introduzir no organismo micro-organismos mortos ou com a ação atenuada para estimular o organismo a produzir anticorpos sem causar doenças.

Foi o britânico Edward Jenner, quem desenvolveu o princípio da vacina. Seus estudos ocorreram na época em que a varíola, doença causada por vírus, atingia 40% da população e, quando não matava, deixava a pessoa com sequelas. Em suas pesquisas, descobriu que se uma pessoa fosse contaminada pela ferida da varíola bovina, uma forma muito mais branda da doença, ficaria livre de pegar a varíola humana.

Atualmente, existem vários tipos de vacinas que previnem diferentes doenças e muitas ainda estão sendo estudadas, como é o caso das pesquisas para imunização contra a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – SIDA.


Prevenção de doenças
  • Há hábitos simples que precisamos desenvolver para evitar a contaminação por vírus, bactérias e fungos, veja só:
  • Manter os ambientes em que circulam pessoas, muito arejado e limpo;
  • Lavar as mãos, principalmente antes de comer qualquer alimento;
  • Tomar banho diariamente e enxugar bem todo o corpo;
  • Prestar atenção no prazo de validade dos alimentos assim como guardá-los corretamente;
  • Lavar sempre frutas e verduras antes de consumi-las;
  • Tomar sempre água potável; entre outros...


Curiosidades:
  • Existem cerca de 150 tipos diferentes de bactérias em nossas mãos! A boa notícia é que elas não causam doenças facilmente, mas, como o ideal é prevenir, nunca deixe de lavar as mãos antes de comer qualquer coisa!
  • A Vitamina C, que está presente em frutas como a laranja e a acerola, é um composto que aumenta a resistência do organismo, portanto, coma essas frutas à vontade!
  • As doenças provocadas por bactérias são, geralmente, mais graves que as provocadas por vírus.
  • Em termos de evolução, as bactérias parecem ser dos organismos mais antigos, com registros fósseis de 3,7 bilhões de anos.
  • Segundo a Teoria da Endossimbiose, dois organelos celulares, as mitocôndrias e os cloroplastos teriam derivado de uma bactéria endosimbionte, provavelmente autotrófica, antepassada das atuais cianobactérias.
  • Podem enquistar, ou seja, rodear-se de uma parede celular especial que as protege e ficar em estado de vida latente até que as condições ambientais voltem a ser favoráveis; nessa forma, elas podem viver na poeira da nossa casa e ser transportadas por correntes de ar e, dessa maneira, infectar um ser vivo que respire esse ar.
  • O corpo humano contém normalmente bilhões de microorganismos, quer na pele, debaixo das unhas, na boca, nariz, intestino e em outras cavidades do nosso corpo; porém, elas são normalmente impedidas de crescer nos olhos pelo líquido lacrimal.
  • Existem bactérias que fabricam cristais de magnetita (Fe3O4) ou greigita (Fe3S4), materiais com propriedades magnéticas, e orientam seus movimentos pelo campo magnético terrestre.
  • As bactérias são os organismos mais bem sucedidos do planeta. A quantidade de bactérias em nosso corpo, principalmente no trato intestinal, pele e cavidades, é muito superior ao número de células do mesmo, e o mais preocupante, só se conhecem cerca de 50% delas.
  • As bactérias são microorganismos que vivem nos mais diversos ambientes.A maioria é de vida livre , não são parasitas de outros organismos,algumas são patogênicas.
  • Algumas convivem em harmonia com a gente como as bactérias que formam a nossa nossa flora intestinal.



SITES PARA PESQUISA:

  1. http://www.brasilescola.com/doencas/doencas-causadas-bacterias.htm
  2. http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus1.php
  3. http://www.icb.usp.br/~bmm/jogos/Biota_bacterias%20e%20virus25%2020008.pdf
  4. http://www.icb.usp.br/~bmm/jogos/microbingo_Tabela_Geral.pdf
  5. http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/49083/virus-e-bacterias-quais-sao-as-principais-doencas-causadas-por-esses-agentes#
  6. http://vandikk.blogspot.com.br/2009/07/doencas-vermes-bacterias-e-protozoarios.html
  7. http://www.correcotia.com.br/vermes/pesquisa/capitulo7.htm
  8. http://www.mundovestibular.com.br/articles/816/1/DOENCAS-CAUSADAS-POR-BACTERIAS/Paacutegina1.html
  9. http://www.mundovestibular.com.br/articles/1181/1/DOENCAS-CAUSADAS-POR-BACTERIAS-E-VIRUS/Paacutegina1.html
  10. http://eveh.tripod.com/virus.html
  11. http://www.escolakids.com/algumas-doencas-causadas-por-bacterias.htm
  12. http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_doen%C3%A7as_causadas_por_seres_vivos
  13. http://www.coladaweb.com/doencas/doencas-causadas-por-bacterias

ATIVIDADES SOBRE VÍRUS E BACTÉRIAS:
  1. http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/virus-e-bacterias.html
  2. http://rachacuca.com.br/quiz/30936/virus-e-bacterias-ii/
  3. http://rachacuca.com.br/quiz/25592/virus-e-bacterias-i/