terça-feira, 30 de junho de 2015

OBSERVAÇÃO E PERCEPÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Atividade 1



Atividade 2


Atividade 3



 https://www.turmacoc.com.br/paginas/jogos/educativo/conhecendo-o-alfabeto/

Atividade 4



Atividade 5



 


 

AMÉRICA LATINA - GEOGRAFIA





América Latina




Por Caroline Faria


A expressão “América Latina” é usada comumente para se referir a todos os países do continente americano com exceção de EUA e Canadá. Porém, não há nenhuma “lista” oficial de países “latino-americanos” e as diversas fontes de informação divergem um pouco quanto aos países que realmente fariam parte da América Latina.


Segundo o senso comum, ou o significado mais empregado, os países que compõem a “América Latina” seriam os que fazem parte da América do Sul, América Central e o México.

Essa definição é parecida com a que é utilizada pela ONU, porém, da classificação geralmente utilizada por ela, são excluídos o Caribe e o México, embora eles possam aparecer em outras definições.

Por outro lado, algumas fontes definem a “América Latina” como o nome que se dá aos países dos continentes americanos que foram colonizados predominantemente por países latinos (denominação dada aos países europeus que surgiram após a queda do Império Romano do Ocidente e que têm como língua majoritária, línguas latinas. Por exemplo: Espanha, França, Portugal, Romênia, etc.) e onde a língua oficial é derivada do latim (neolatina), como o espanhol, o português e o francês.

América Latina
Segundo esta definição, não fariam parte da América Latina, além dos EUA e Canadá (embora no Canadá as línguas oficiais sejam o inglês e o francês e este último seja o mais falado), o Suriname e a Guiana, ambos colonizados por Inglaterra e Holanda (países de origem germânica) e que tem como língua oficial o holandês e o inglês, respectivamente. Mas esta definição engloba também, alguns países do Caribe como Cuba, Haiti e República Dominicana, que tem o espanhol ou o francês como língua oficial.

A expressão teria sido usada pela primeira vez por Napoleão III no século XIX, na mesma época em que teria surgido a expressão de “Europa latina” para designar os países europeus de língua neolatina. Outras fontes apontam para Michel Chevalier que teria usado o termo em 1836.

A utilização do termo foi consolidada com a criação da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) em 1948, pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) e a partir daí passou a ser largamente utilizado para denominar os países latino-americanos, embora com algumas divergências.

A junção de todos os países das Américas do Sul e Central em uma denominação comum, não pode, contudo, levar a uma interpretação errônea de que todos estes países são iguais. Seja cultural, econômica, ou socialmente.





AGORA É SUA VEZ!


Pesquisa sobre a América do Sul

  • Localização geográfica
    • Regiões da América Latina
    • Países que fazem parte e territórios
  • Aspectos físicos e naturais
    • Relevo (5 tipos explicados)
    • Cordilheira do Andes
    • O litoral
    • A fauna
    • A flora
    • Vegetação
      • Tipos de vegetações (5 tipos explicados)
    • Clima
      • Tipos de climas
      • El Niño
      • La Niña
    • Hidrografia
      • Bacias hidrográficas e principais rios de cada
  • Aspectos socioeconômicos
    • A economia sul-americana
    • Blocos econômicos
  • População
    • Nº total de habitantes
    • Quais os principais grupos étnicos
    • Religiões
    • As línguas oficiais na América do Sul
  • Turismo na América do Sul
  • Fontes (endereços)


     Pesquisar na internet os dados acima solicitados e criar uma apresentação de slides que, em cada slide retrate um aspecto do trabalho (18 itens = 18 slides, no mínimo).

No slide inicial dados de identificação da dupla e capa ilustrada.

Não esqueça de colocar imagens referentes ao assunto pesquisado.

No último slide, que são as fontes pesquisadas, copiar e colar os endereços dos sites utilizados na pesquisa.


Fontes para pesquisa:


sexta-feira, 26 de junho de 2015

ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO - HISTÓRIA



PESQUISA

Faça uma pesquisa sobre a abolição da escravidão, respondendo as seguintes questões:
  1. Como os negros chegaram até o Brasil?
  2. Por que havia trabalho escravo antigamente?
  3. Explique a Lei Áurea:
  4. Explique a Lei do Sexagenário:
  5. Explique a Lei do Ventre Livre:

Utilize os seguintes sites para fazer sua pesquisa:

LETRA J - ALFABETIZAÇÃO

Atividade 1



Atividade 2



Atividade 3



Atividade 4





CONTAR ATÉ 10 - EDUCAÇÃO INFANTIL

Atividade 1


Atividade 2





O MISTÉRIO NO GALINHEIRO - LIVRO INFANTIL - ALFABETIZAÇÃO





ESTAÇÕES DO ANO - CIÊNCIAS




MESES DO ANO







sexta-feira, 12 de junho de 2015

Sílabas e figuras

Atividade 1


Atividade 2



Atividade 3


Atividade 4



Atividade 5 - Ludo Nível 5




Atividade 6





Cruzadinha do P





Contagem de 10 em 10

Atividade 1


Atividade 2




Atividade 3




Atividade 4



Atividade 5 



Cálculos

 Atividade 1: Jogo da Memória





Atividade 2: Divisão Demolidora




Atividade 3: Unidades de comprimento




Atividade 4 : Unidades de medidas




Atividade 5: Sundae Times




Atividade 6












VÍDEO - GALINHA PINTADINHA - CANTANDO O ABC - EDUCAÇÃO INFANTIL