sexta-feira, 25 de março de 2016

NÚMEROS ROMANOS

VAMOS VERIFICAR COMO ESTÃO SEUS CONHECIMENTOS SOBRE OS NÚMEROS ROMANOS?

Para iniciar, leia com atenção ao texto selecionado!



  • Para lembrar dos primeiros números, basta usar os dedos das mãos I II III.



  • O número 5 lembra um “V” traçado na palma da mão. 

  • Para representar o 10, una os dois punhos com as mãos abertas uma virada para cima , outra para baixo, forma um “X”, não é mesmo? 

  • Para formar o número 50, é só usar a mão esquerda deixando o dedo polegar e o indicador retos. 

  • E, para formar o número 100, é só usar a mão esquerda deixando o dedo polegar e o indicador curvos.
Curiosidade

A numeração romana só utiliza símbolos maiúsculos porque o alfabeto romano não distinguia letras maiúsculas e minúsculas.




ATIVIDADES


  • ATIVIDADE 1: JOGO DA MEMÓRIA DOS NÚMEROS ROMANOS
JOGO DA MEMÓRIA


  • ATIVIDADE 2: Nessa atividade, além de revisar as regras, você poderá colocar em prática seus conhecimentos! Observe as opções constantes no menu dessa atividade! (OBS: Os jogos dessa atividade estão disponíveis na pasta da turma 501!) 


NÚMEROS ROMANOS - DIVERSOS


  • ATIVIDADE 3: Numere a segunda coluna de acordo com a primeira: números de 1 a 15!
NÚMEROS ROMANOS 1


  • ATIVIDADE 4: Numere a segunda coluna de acordo com a primeira: números maiores que 20! (OBS: Você deve fazer as 10 atividades disponíveis nessa tela!)

NÚMEROS ROMANOS 2

  • ATIVIDADE 5: Escreva os números romanos correspondentes aos números fornecidos na atividade (OBS: Você deve fazer as 10 atividades disponíveis nessa tela!)
ESCREVER OS NÚMEROS ROMANOS

  • ATIVIDADE 6: Escreva os números romanos por extenso. Clique sobre a palavra cruzada para a dica aparecer!
PALAVRAS CRUZADAS

  • ATIVIDADE 7: Associar os números escritos em algarismos arábicos e romanos!
ASSOCIAR

  • ATIVIDADE 8: Escreva, observando a tabela fornecida na atividade, os números romanos solicitados. Para verificar se está correto clique em "CHECK" e para novo número clique em "NEXT".
NÚMEROS ROMANOS - PONTUAÇÃO

  • ATIVIDADE 9: Neste jogo, cada participante deverá escolher um número para o colega converter em números romanos! Bom jogo!
DESAFIO - NÚMEROS ROMANOS


CURIOSIDADE: 

A AUSÊNCIA DO ZERO NO SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO!






segunda-feira, 21 de março de 2016

ENSINO RELIGIOSO - OS ANJOS




ANJOS





Anjo (do latim angelus e do grego ángelos (ἄγγελος), mensageiro), segundo a tradição judaico-cristã, a mais divulgada no ocidente, conforme relatos bíblicos, são criaturas espirituais, conservos de Deus como os homens (Apocalipse 19:10), que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus. Na iconografia comum, os anjos geralmente têm asas de ave, um halo e tem uma beleza delicada, emanando forte brilho. Por vezes são representados como uma criança, por sua inocência e virtude. Os relatos bíblicos e a hagiografia cristã contam que os anjos muitas vezes foram autores de fenômenos milagrosos e a crença corrente nesta tradição é que uma de suas missões é ajudar a humanidade em seu processo de aproximação a Deus.

Os anjos são ainda figuras importantes em muitas outras tradições religiosas do passado e do presente e o nome de "anjo" é dado amiúde indistintamente a todas as classes de seres celestes. Os muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas, todos aceitam como fato sua existência, dando-lhes variados nomes, mas às vezes são descritos como tendo características e funções bem diferentes daquelas apontadas pela tradição judaico-cristã, esta mesma apresentando contradições e inconsistências de acordo com os vários autores que se ocuparam deste tema.

Além disso a cultura popular em vários países do mundo deu origem a um copioso folclore sobre os anjos, que muitas vezes se afasta bastante da descrição mantida pelos credos institucionalizados dessas regiões.








Sites para pesquisa:













PÁSCOA - 3º E 4º ANOS

Atividade 1