quinta-feira, 14 de novembro de 2019

TIPOS DE SUJEITO E PREDICADO


TIPOS DE SUJEITO



Falando em tipos de sujeito, já estudamos um pouquinho sobre eles. Caso não se lembre, acesse o texto “oração: sujeito e predicado”. Mas não se preocupe, pois juntos relembraremos o conteúdo analisando o exemplo a seguir:

Pedro é um bom garoto.

Neste caso, temos:

Sujeito: Pedro
Predicado: é um bom garoto

Dessa forma, temos que o sujeito é o termo sobre o qual informamos algo (Pedro), e predicado é o termo que informa algo sobre o sujeito (é um bom garoto).

Pois bem, a partir de agora iremos ficar um pouco mais craques nesse assunto, pois conheceremos quais são os tipos de sujeito. Vamos lá então?

O sujeito está dividido em cinco categorias


Sujeito simples

Denominamos de sujeito simples aquele que possui somente um núcleo. E você sabe o que é o núcleo?

Quando falamos “núcleo”, logo pensamos em “centro”. Então, o núcleo do sujeito é a palavra mais importante que existe dentro do sujeito, ou seja, se ela for retirada, a informação ficará sem sentido. Assim, voltemos ao exemplo anterior:

Pedro é um bom garoto.

Nesse caso temos um sujeito simples, cujo núcleo (a palavra de maior valor) é Pedro.

Sujeito composto

É aquele que possui mais de um núcleo, isto é, ele pode ter dois, três, ou até mais núcleos. Observe o exemplo, que tão logo entenderá:

Eu e meus amigos fomos ao cinema.

Percebemos que há dois núcleos nessa oração (eu e meus amigos).

Sujeito oculto

Como o próprio nome já nos indica, o sujeito oculto é aquele que não está claro, aparente, na oração. Mas será que podemos identificá-lo por meio de uma outra pista?

Primeiro, vamos ao exemplo:

Acordei feliz.

Constatamos que a terminação do verbo acordar (acord – ei) se refere à primeira pessoa do singular (no caso, “eu”) do pretérito perfeito do modo indicativo.

Sendo assim, mesmo que o sujeito não esteja expresso, podemos percebê-lo por meio da terminação verbal, ou seja, assim identificamos a qual pessoa ele faz referência.

Sujeito indeterminado

Mais uma vez estamos diante de um sujeito que também não aparece de forma clara, e ele somente se relaciona a dois casos específicos. Que tal conhecê-los?

* Quando o verbo está na terceira pessoa do plural e não se refere a nenhuma palavra já mencionada na oração:

Estudaram para as avaliações. (quem? – eles)

Agora, perceba este outro caso:

Os alunos mostraram que são aplicados. Estudaram para as avaliações.

Será que o sujeito é o mesmo do anterior?

Certamente que não, pois o verbo estudar agora está se referindo a um sujeito que já existe, que no caso é “os alunos”.

* Quando o verbo se encontra na terceira pessoa do singular, acompanhado do pronome “se”. Perceba:

Necessita-se de jogadores mirins.

Oração sem sujeito ou sujeito inexistente

Esse tipo é assim denominado pelo fato de o predicado não fazer referência a nenhum tipo de sujeito. Outra questão é que ele está relacionado a alguns casos específicos, aos quais devemos ficar atentos. Perceba quais são eles:

* Quando o verbo da oração indicar fenômeno da natureza, como por exemplo: chover, trovejar, relampejar, nevar, entre outros.

Choveu muito ontem.

Trovejou bastante.

* Quando o verbo “haver” indicar ideia de existir ou quando indicar a noção de um tempo que já se passou. Para ficar ainda mais claro, vejamos alguns casos:

Há garotos jogando no pátio. (Existem garotos jogando no pátio)

Há dois meses não visito meus avós. (dois meses já se passaram)

* No caso dos verbos “fazer” e “estar” quando indicarem tempo ou clima. Vamos ver?

Faz alguns anos que me mudei daquela cidade. (passaram-se alguns anos que não moro mais lá)

Está frio hoje. (clima)

* Com o verbo “ser” indicando data, hora e distância. Veja:

São dez de outubro. (data)

São duas horas. (hora)

São quatro quilômetros daqui até lá. (distância)



TIPOS DE PREDICADO

Para compreendermos os tipos de predicado existentes na Língua Portuguesa, temos, primeiramente, que saber a definição de predicado.

Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.

Predicado Verbal 

O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.

Os alunos estudam todos os dias para o concurso.

Observe na frase que o verbo “estudam” evidencia uma ação: o ato de estudar, e diz respeito ao sujeito “os alunos” ao mesmo tempo que é complementado pelo restante do predicado “todos os dias para o concurso”. Porém, como o núcleo do predicado é o verbo “estudam”, chamamos o predicado de verbal.

Predicado Nominal 

No predicado nominal o núcleo do predicado é um nome, o qual exerce a função de predicativo do sujeito.
Predicativo do sujeito é um termo que dá significado, atributo, característica ao sujeito ou, ainda, exprime seu estado ou modo de ser. O predicativo é conectado ao sujeito sempre através de um verbo de ligação.

1ª. Ela está cansada.
2ª. As taxas de juros continuam elevadas.

Observe na primeira oração que “cansada” é um atributo dado ao sujeito “Ela”. O sujeito “Ela” e o predicado nominal “cansada” estão conectados pelo verbo de ligação “está”.
Na segunda frase, observamos o mesmo processo anterior de análise: perguntamos quem continua? e continua o quê? E temos as respostas: “as taxas de juros” (sujeito) e “elevadas” (predicado nominal), ou seja, o predicativo nominal só atribui significado ao sujeito quando ligado pelo verbo de ligação (continuam). A oração só tem sentido pelo complemento (predicado) “elevadas”, o qual é, portanto, o núcleo do predicado nominal.

Predicado verbo-nominal 

O predicado verbo-nominal possui dois núcleos: um verbo nocional, como vimos no predicado verbal, e um predicativo, que pode referir-se tanto ao sujeito quanto ao verbo.

Os alunos estudaram cautelosos para o simulado.

Observamos na frase que há dois núcleos: o verbo nocional (estudaram), ou seja, o sujeito praticou uma ação. No entanto, há uma característica dada ao sujeito “cautelosos”, que é, portanto, uma predicação, uma qualidade concedida ao sujeito, logo, é o predicativo do sujeito. Poderíamos desdobrar a última oração em duas:

Os alunos estudaram para o simulado. Eles foram cautelosos.

Na primeira oração temos um predicado verbal “estudaram para o simulado”, no qual o núcleo é o verbo nocional “estudaram”. Já na segunda oração o núcleo do predicado é um nome “cautelosos” conectado por um verbo de ligação (foram) ao sujeito (Eles) e, portanto, é um predicado nominal.



















Apostila com explicações:


Outros exercícios



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande sua mensagem, mas cuidado, ofensas de qualquer tipo NÂO serão publicadas. Obrigada.