quinta-feira, 20 de novembro de 2014

VERBOS

A todo o momento estamos praticando uma ação, como ler, pular, brincar, passear.

E durante esses momentos em que fazemos algo, manifestamos nossos sentimentos, nosso estado de espírito de diversas maneiras, tais como: alegres, tristes, cansados, eufóricos, entre outros.
Para que possamos entender melhor sobre isto, analisaremos as devidas orações:
     
                              
Paulo soltou a pipa                          A garota está contente 


A primeira expressa uma ação – soltar a pipa
A segunda expressa um estado em que a garota se encontra - feliz
Agora se dissermos que está chovendo muito hoje, a oração representa um fenômeno da natureza, que é chover.
Logo, podemos definir o verbo como o termo que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza. 
O verbo é o elemento que mais se flexiona. Para compreendermos sobre este termo, observe:

Os artistas chegaram para a apresentação.
Percebemos que o verbo está no plural, justamente para concordar com o substantivo – artistas.
Aprofundando nosso conhecimento sobre esta classe, é importantíssimo sabermos sobre os seguintes casos:

As pessoas do verbo:

1ª pessoa – Quem fala- eu e nós
2ª pessoa - Quem ouve – Tu e vós
3ª pessoa – De quem se fala – Ele/eles- Ela/elas

Os números do verbo:

Singular – Eu, tu, ele
Plural – Nós, vós, eles

Os tempos:

Presente – hoje – Indica que a ação está acontecendo no exato momento: Eu leio a história.
Passado ou pretérito – ontem – indica que a ação já ocorreu: Meu irmão foi ao passeio. 
Futuro – amanhã – Indica uma ação que ainda vai acontecer: Mamãe fará minha festa.

As conjugações do verbo:
1ª conjugação – os verbos terminados em “ar” – brincar, nadar, passear.

2ª conjugação – São terminados em “er” – vender, ler, correr.

3ª conjugação – terminados em “ir” – partir, sorrir, preferir.

Os modos:

Indicativo – representa uma certeza: Nós vamos ao cinema.

Subjuntivo – Expressa uma dúvida: Se você fosse comigo, ficaria contente.

Imperativo – Expressa uma ordem: Não faças isto, pode se machucar. 


Além de todas estas particularidades, o verbo ainda possui as formas nominais. São elas: 

Infinitivo – É o verbo na sua forma original – falar (-ar)

Gerúndio – Revela uma ação em continuidade – brincando (-ndo)

Particípio – Expressa uma ação passada – cantado, participado (-do)


FONTE: http://www.escolakids.com/verbos.htm




___________________________________________________________________




VAMOS PRATICAR?


  • ATIVIDADE 1: Retire o verbo de cada frase e escreva em que tempo verbal ele se encontra!
http://www.colegiodombarreto.com.br/oficina/2012/4ano/Atividades%20para%20estudo/verbos.htm

  • ATIVIDADE  2: Identificar se o verbo indica ação, estado ou fenômeno da natureza!
http://www.escolagabrielmiranda.com.br/hotpot/4serie/lucia/lac6.htm


  • ATIVIDADE 3: Completar com os verbos indicados!
http://www.escolagabrielmiranda.com.br/hotpot/5serie/dipp/lac.htm

  • ATIVIDADE 4: Ligue cada expressão verbal ao tempo correto (passado, presente ou futuro). Os tempos estão identificados pelas palavras ontem, hoje e amanhã.
http://escola.britannica.com.br/resources/lm/GE_4_5/GE_4_5.htm

  • ATIVIDADE 5: Ligue a forma do presente à do passado de cada verbo.
http://escola.britannica.com.br/resources/lm/GE_3_11/GE_3_11.htm

  • ATIVIDADE 6: Você conhece os verbos? Então, teste sua habilidade e conhecimento jogando o jogo online da forca de verbos. Escolha cada letra tentando formar a palavra. Cuidado para não deixar o homem morrer enforcado. Você tem somente seis chances para não deixá-lo morrer neste jogo da forca de verbos, boa sorte!
http://www.jogue.net/Jogos-online/Jogos-De-Forca/Jogo-Da-Forca-De-Verbos/

  • ATIVIDADE 7: várias atividades obre verbos

http://www.smartclass.com.br/viagem_-_verbos_14.html

  • ATIVIDADE  8: memória dos verbos.

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/verbos-memoria.html

  • ATIVIDADE 9: Atividade para aprender e testar o conhecimento sobre os verbos.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5930
  • ATIVIDADE 10: exercício interativo com o verbo AMAR.
http://web.educom.pt/~pr1305/lp.verbos_amar1.htm
  • ATIVIDADE 11: exercício interativo com o verbo CORRER.
http://web.educom.pt/~pr1305/lp.verbos_correr1.htm
  • ATIVIDADE 12: exercício interativo com o verbo ABRIR.
http://web.educom.pt/~pr1305/lp.verbos_abrir1.htm


  • ATIVIDADE 13: exercícios sobre verbos.


  • ATIVIDADE 14: Preenche os espaços com os verbos adequados. 

http://www.prof2000.pt/users/tcaetano/pages/espa%C3%A7os1.htm

  • ATIVIDADE  15: Escolhe as formas corretas dos verbos no Presente do Indicativo.
http://www.prof2000.pt/users/tcaetano/pages/presente.htm

  • ATIVIDADE  16: Escolhe as formas corretas dos verbos no Pretérito Perfeito.
http://www.prof2000.pt/users/tcaetano/pages/perfeit1.htm

  • ATIVIDADE  17: Escolhe as formas corretas dos verbos no Pretérito Imperfeito.
http://www.prof2000.pt/users/tcaetano/pages/imperf1.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande sua mensagem, mas cuidado, ofensas de qualquer tipo NÂO serão publicadas. Obrigada.