segunda-feira, 23 de março de 2015

HISTÓRIA - O QUE É HISTÓRIA




O QUE É HISTÓRIA



Conceito de História



História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.


Objetivos 

Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.

Fontes

O estudo da História foi dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, por volta de 4.000 A.C.).

Para analisar a Pré-História, os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos).

Já o estudo da História conta com um conjunto maior de fontes para serem analisadas pelo historiador. Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc.

Ciências auxiliares da História 

A História conta com ciências que auxiliam seu estudo. Entre estas ciências auxiliares, podemos citar: Antropologia (estuda o fator humano e suas relações), Paleontologia (estudo dos fósseis), Heráldica (estudo de brasões e emblemas), Numismática (estudo das moedas e medalhas), Psicologia (estudo do comportamento humano), Arqueologia (estudo da cultura material de povos antigos), Paleografia (estudo das escritas antigas) entre outras.

Periodização da História


De acordo com a visão clássica e tradicional, a divisão da história da humanidade é feita em quatro grandes períodos ou idades. São eles:
  1. Idade Antiga
  2. Idade Média
  3. Idade Moderna
  4. Idade Contemporânea


Pré-História: Todo o período que existiu antes da invenção da escrita é denominado Pré-história. Assim, a Pré-história corresponderia a um período da humanidade, que abrange milhões de anos, onde o homem aprendeu a viver em comunidade, a utilizar o fogo, a domesticar animais e a produzir alimento, dando a origem à agricultura. Além disso, criou a linguagem como meio de comunicação, a pintura, a cerâmica, as primeiras organizações sociais e políticas e inventou a escrita.
A Pré-história está dividida em:
  1. Paleolítico, também chamado de Idade da Pedra Lascada, que se inicia há aproximadamente 4,4 milhões de anos e se estende até 8000 a.C.;
  2. Neolítico, ou Idade da Pedra Polida, que vai de aproximadamente 8000 a.C. a 5000 a.C.;
  3. Idade dos Metais, que se estende de 5000 a.C. até o surgimento da escrita.

Tudo o que sabemos sobre a Pré-história devemos aos fósseis e objetos encontrados nas escavações paleontológicas, que ocorreram principalmente a partir do final do século XIX, estendendo-se até os dias atuais, frequentemente apresentando novas descobertas.
Idade Antiga: Idade Antiga ou Antiguidade é o período da história que é contado a partir do desenvolvimento da escrita, pelos sumérios, mais ou menos 4000 anos a.C., até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 da era cristã. Dentre os fatos históricos desse período da história se destacam:
  • Antiguidade Oriental, que compreende a civilização egípcia, a civilização mesopotâmica, as civilizações hebraica, fenícia e persa;
  • Grécia Antiga, das origens ao período arcaico;
  • Roma Antiga e o Império Romano, até a sua queda, em 476.

Idade Média: A Idade Média é o período da história que tem início em 476 e vai até a tomada de Constantinopla, pelos turcos otomanos, em 1453. Nesse período da história se destacam:
  • A Alta Idade Média;
  • O Feudalismo na Europa Ocidental;
  • A Baixa Idade Média;
  • Cultura Medieval;
  • Formação das Monarquias Centralizadas.

Idade Moderna: A Idade Moderna é o período da história que tem início em 1453 e vai até o ano de 1789, data da Revolução Francesa. Dentro desse período da história se destacam:
  • A Expansão Marítima Europeia;
  • A Revolução Comercial e o Mercantilismo;
  • O Colonialismo Europeu na América;
  • O Renascimento Cultural;
  • A Reforma Protestante e Contra Reforma;
  • O Absolutismo;
  • O Iluminismo.
  • Idade Contemporânea
A Idade Contemporânea: é estudada de 1789, época da Revolução Francesa, até os dias atuais. Dentro desse período, vários acontecimentos políticos, econômicos e sociais, receberam influência da Revolução Francesa, como a Independência do Brasil e a Revolução Industrial. Até os dias de hoje diversos outros fatos marcaram a história Contemporânea.

Outras informações:

- O grego Heródoto, que viveu no século V A.C. é considerado o “pai da História” e primeiro historiador, pois foi o pioneiro na investigação do passado para obter o conhecido histórico.

- A historiografia é o estudo do registro da História.

- O historiador é o profissional, com bacharelado em curso de História, que atua no estudo desta ciência, analisando e produzindo conhecimentos históricos.






  • ATIVIDADE 1: Jogo do arqueólogo - Estude história com o Jogo do arqueólogo. Quanto mais antigo, mais fundo está o artefato. Ajude o arqueólogo a encontrar essas peças perdidas no tempo!
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/estude-historia-jogo-arqueologo-626666.shtml
  • ATIVIDADE 5: Decifrando Símbolos - Nestas atividades, os alunos deverão fazer a correspondência entre algarismos romanos e indo-arábicos, informar as horas de acordo com relógios antigos e formar algarismos romanos a partir de algarismos indo-arábicos.


http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-1/historia/decifrando-simbolos/
  • ATIVIDADE 6: Os alunos deverão vencer os desafios estabelecidos em cada etapa. O ensino se encontra vinculado ao jogo, que tem a história do personagem desenvolvida de acordo com os conteúdos abordados.

http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-1/historia/eras-geologicas/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande sua mensagem, mas cuidado, ofensas de qualquer tipo NÂO serão publicadas. Obrigada.