segunda-feira, 10 de julho de 2017

Orações subordinadas substantivas

Oração Subordinada Substantiva


As orações subordinadas substantivas exercem função sintática própria do substantivo. São geralmente introduzidas por conjunções integrantes, como que e se. 

Ex: Interessa-me       que você compareça
      oração principal       oração subordinada substantiva



As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva.

Classificação das orações subordinadas substantivas 

As orações subordinadas substantivas podem funcionar como: 

- Subjetiva: funciona como sujeito do verbo da oração principal. O verbo da oração principal se apresenta sempre na terceira pessoa do singular e nessa não há sujeito, o sujeito é a oração subordinada. 
Ex: É necessário que se estabeleça regras nesta empresa

- Objetiva direta: exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal. Está sempre ligada a um verbo da oração principal, sem auxílio de preposição, indicando o alvo sobre o qual recai a ação desse verbo. 
Ex: Quero saber como você chegou aqui. 
- Objetiva indireta: funciona como objeto indireto do verbo da oração principal. Está sempre ligada a um verbo da oração principal, com auxílio de preposição, indicando o alvo do processo verbal. 
Ex: Mariana lembrou-se de que Manoel chegaria mais tarde. 

- Completiva nominal: funciona como complemento nominal de um nome da oração principal. Está sempre ligada a um nome da oração principal através de preposição. 
Ex: Tenho certeza de que não há esperanças. 
- Predicativa: funciona como predicado do sujeito da oração principal. Está sempre ligada ao sujeito da oração principal através de verbo de ligação. 
Ex: Minha vontade é que encontres o teu caminho. 
- Apositiva: funciona como aposto de um nome da oração principal. Está sempre ligada a um nome da oração principal, sem o uso de preposição e sem mediação de verbo de ligação. 
Ex: Faço apenas um pedido: que você nunca abandone os seus princípios.

Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br

ESTUDANDO









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande sua mensagem, mas cuidado, ofensas de qualquer tipo NÂO serão publicadas. Obrigada.