O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
Características gerais:
- Racionalidade
- Dignidade do Ser Humano
- Rigor Científico
- Ideal Humanista
- Reutilização das artes greco-romana
ARQUITETURA
Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque.
“Já não é o edifício que possui o homem, mas este que, aprendendo a lei simples do espaço, possui o segredo do edifício” (Bruno Zevi, Saber Ver a Arquitetura)
Principais características:
- Ordens Arquitetônicas
- Arcos de Volta-Perfeita
- Simplicidade na construção
- A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas
- Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções militares)
Os principais arquitetos renascentistas:
- Andrea Sansovino
- Andrés de Vandelvira
- Antonio Abbondi
- Antonio da Sangallo (velho)
- Bartolomeo Bon
- Bernardo Morando
- Diego de Siloé
- Diogo de Ravena
- Giorgio Vasari
- Giovanni Maria Falconetto
- Giuliano da Sangallo
- Heinrich Schickhardt
- Jacopo Sansovino
- Juan de Herrera
- Leonardo da Vinci
- Matteo Civitali
- Pietro Cataneo
- Pietro Lombardo (artista)
- Rodrigo Gil de Hontañón
- Sebastiano Serlio
PINTURA
Principais características:
- Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
- Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
- Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
- Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.
- Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes.
- Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, conseqüentemente, pelo individualismo.
- Adriaen Isenbrandt
- Agnolo Bronzino
- Aine Bru
- Albrecht Altdorfer
- Albrecht Dürer
- Alessandro Alberti
- Alvise Vivarini
- Ambrogio Lorenzetti
- Andrea del Castagno
- Andrea del Verrocchio
- Andrea Mantegna
- Antonello da Messina
- Antonio Alberto
- Antonio da Correggio
- António de Holanda
- Antônio Mouro
- Antonio Pollaiuolo
- Antonio Vivarini
- Attavante degli Attavanti
- Baccio Bandinelli
- Baldassare d'Anna
- Bartolomeo Vivarini
- Belchior Paulo
- Benedetto Ghirlandaio
- Benozzo Gozzoli
- Bernardino Campi
- Biagio d'Antonio
- Carlo Crivelli
- Cima da Conegliano
- Cosimo Tura
- David Kandel
- Davide Ghirlandaio
- Domenico Alfani
- Domenico Passignano
- Domenico Veneziano
- Durante Alberti
- El Greco
- Ercole de' Roberti
- Filippino Lippi
- Fra Angelico
- Fra Bartolommeo
- Fra Filippo Lippi
- Francesco del Cossa
- Francesco Francia
- Francisco de Holanda
- François Clouet
- Gaudenzio Ferrari
- Giampietrino
- Giorgio Vasari
- Giorgione
- Giotto di Bondone
- Giovanni Andrea Ansaldo
- Giovanni Bellini
- Giovanni Maria Falconetto
- Giovanni Santi
- Giovanni Vincenzo Corso
- Gregório Lopes
- Hans Baldung
- Hans Holbein, o Jovem
- Hieronymus Bosch
- Imitador de Lippi-Pesellino
- Jacopo del Sellaio
- Jacopo Palma, o Velho
- Jacopo Torni
- Jan van Eyck
- Jean Clouet
- Leon Battista Alberti
- Leonardo da Vinci
- Lorenzo A. Castro
- Mabuse
- Mariano di Ser Austerio
- Masaccio
- Masolino
- Matthias Grünewald
- Maturino da Firenze
- Mestre da Família Artés
- Niccolò da Bologna
- Niccolò di Liberatore
- Niccolò Frangipane
- Nicholas Hilliard
- Paolo Uccello
- Piero della Francesca
- Piero di Cosimo
- Pieter Bruegel, o Velho
- Pietro Paolo Agabito
- Pietro Perugino
- Polidoro de Caravaggio
- Pomponio Amalteo
- Rafael Sanzio
- Rembrandt
- Rogier van der Weyden
- Sandro Botticelli
- Santi di Tito
- Sebastian Vrancx
- Sebastiano del Piombo
- Sofonisba Anguissola
- Taddeo Gaddi
- Ticiano
- Tintoretto
- Vittore Carpaccio
ESCULTURA
Em meados do século XV, com a volta dos papas de Avinhão para Roma, esta adquire o seu prestígio. Protetores das artes, os papas deixam o palácio de Latrão e passam a residir no Vaticano. Ali, grandes escultores se revelam, o maior dos quais é Michelângelo, que domina toda a escultura italiana do século XVI. Algumas obras: Moisés, Davi (4,10m) e Pietá.
Outro grande escultor desse período foi Andrea del Verrochio. Trabalhou em ourivesaria e esse fato acabou influenciando sua escultura. Obra destacada: Davi (1,26m) em bronze.
Principais Características:
- Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade
- Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade
- Profundidade e perspectiva
- Estudo do corpo e do caráter humano
Os principais escultores foram:
- Alessandro Leopardi
- Andrea Sansovino
- Antico
- Antonio Lombardo
- Antonio Rossellino
- Baccio Bandinelli
- Benedetto da Maiano
- Bernardo Rossellino
- Desiderio da Settignano
- Donatello
- El Greco
- Filippo Brunelleschi
- Francesco Laurana
- Giuliano da Sangallo
- Jacopo Sansovino
- Lorenzo Ghiberti
- Matteo Civitali
- Mino da Fiesole
- Nanni di Banco
- Nicola Pisano
- Pietro Lombardo (artista)
- Pietro Torrigiano
- Taddeo Gaddi
- Tullio Lombardo
Para seu conhecimento
- A Capela Sistina foi construída por ordem de Sisto IV (retangular 40 x 13 x 20 altura). E é na própria Capela que se faz o Conclave: reunião com os cardeais após a morte do Papa para proceder a eleição do próximo. Lareira que produz fumaça negra - que o Papa ainda não foi escolhido; fumaça branca - que o Papa acaba de ser escolhido, avisa o povo na Praça de São Pedro, no Vaticano
- Michelângelo dominou a escultura e o desenho do corpo humano maravilhosamente bem, pois tendo dissecado cadáveres por muito tempo, assim como Leonardo da Vinci, sabia exatamente a posição de cada músculo, cada tendão, cada veia.
- Além de pintor, Leonardo da Vinci, foi grande inventor. Dentre as suas invenções estão: “Parafuso Aéreo”, primitiva versão do helicóptero, a ponte elevadiça, o escafandro, um modelo de asa-delta, etc.
- Quando deparamos com o quadro da famosa MONALISA não conseguimos desgrudar os olhos do seu olhar, parece que ele nos persegue. Por que acontece isso? Será que seus olhos podem se mexer? Este quadro foi pintado, pelo famoso artista e inventor italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) e qual será o truque que ele usou para dar esse efeito? Quando se pinta uma pessoa olhando para a frente (olhando diretamente para o espectador) tem-se a impressão que o personagem do quadro fixa seu olhar em todos. Isso acontece porque os quadros são lisos. Se olharmos para a Monalisa de um ou de outro lado estaremos vendo-a sempre com os olhos e a ponta do nariz para a frente e não poderemos ver o lado do seu rosto. Aí está o truque em qualquer ângulo que se olhe a Monalisa a veremos sempre de frente.
FONTES: Prof. Renato R. Borges
AGORA O TRABALHO É SEU
Agora, fazer uma pesquisa sobre o Renascimento e registrá-la no editor de texto. A sua pesquisa deve seguir os passos abaixo:
- Cabeçalho completo;
- Definição do que foi o Renascimento;
- Citar as principais características do Renascimento;
- Escolher um pintor que se destacou neste período e fazer sua biografia. Esta deve conter:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Local de nascimento;
- Data de morte;
- Local de morte;
- Informações importantes sobre sua vida - como aprendeu a pintar, onde estudou, quem foram seus mestres, onde estão suas obras...
- Listagem das suas principais obras, com nome, data, material utilizado, tamanho, local onde se encontra...
- Escolher algumas obras para colocar no trabalho (com seus respectivos dados abaixo).
Não se esqueça de salvar seu trabalho em:
Meus locais de
rede - Turmas em servidor - Turma 701 ou 702 - História - Trabalho avaliativo de História - Renascimento, com o seguinte
nome: trabalho avaliativo história - renascimento- (nome dos alunos) -
(turma)
MODELO:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Zilli
|
|||
Nome:
|
Nº:
|
||
Ano:
|
Turma:
|
Disciplina:
|
Data:
|
Professora: Margarete Baldissera
|
Nota:
|
||
TRABALHO AVALIATIVO DE HISTÓRIA – 3º
TRIMESTRE
|
|||
ESTUDO SOBRE O RENASCIMENTO
|
Pesquisar na internet sobre os seguintes assuntos:
|
1) O que foi o Renascimento:
|
2) Quais as principais características do Renascimento:
|
3) Biografia do pintor:
|
4) Lista da principais obras:
|
5) Obras:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande sua mensagem, mas cuidado, ofensas de qualquer tipo NÂO serão publicadas. Obrigada.