segunda-feira, 1 de outubro de 2012

RENASCIMENTO - HISTÓRIA



    O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
    Características gerais: 
  • Racionalidade 
  • Dignidade do Ser Humano 
  • Rigor Científico 
  • Ideal Humanista 
  • Reutilização das artes greco-romana 



ARQUITETURA
    Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque.
“Já não é o edifício que possui o homem, mas este que, aprendendo a lei simples do espaço, possui o segredo do edifício” (Bruno Zevi, Saber Ver a Arquitetura)
    Principais características:
  • Ordens Arquitetônicas 
  • Arcos de Volta-Perfeita 
  • Simplicidade na construção 
  • A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas 
  • Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções  militares)
    Os principais arquitetos renascentistas:
PINTURA
    Principais características:
  • Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
  • Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
  • Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
  • Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.
  • Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes.
  • Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, conseqüentemente, pelo individualismo.
    Os principais pintores foram: 

ESCULTURA
    Em meados do século XV, com a volta dos papas de Avinhão para Roma, esta adquire o seu prestígio. Protetores das artes, os papas deixam o palácio de Latrão e passam a residir no Vaticano. Ali, grandes escultores se revelam, o maior dos quais é Michelângelo, que domina toda a escultura italiana do século XVI. Algumas obras: Moisés, Davi (4,10m) e Pietá. 


    Outro grande escultor desse período foi Andrea del Verrochio. Trabalhou em ourivesaria e esse fato acabou influenciando sua escultura. Obra destacada: Davi (1,26m) em bronze. 


    Principais Características:
  • Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade 
  • Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade 
  • Profundidade e perspectiva 
  • Estudo do corpo e do caráter humano


    Os principais escultores foram: 
  • A Capela Sistina foi construída por ordem de Sisto IV (retangular 40 x 13 x 20 altura). E é na própria Capela que se faz o Conclave: reunião com os cardeais após a morte do Papa para proceder a eleição do próximo. Lareira que produz fumaça negra - que o Papa ainda não foi escolhido; fumaça branca - que o Papa acaba de ser escolhido, avisa o povo na Praça de São Pedro, no Vaticano 
  • Michelângelo dominou a escultura e o desenho do corpo humano maravilhosamente bem, pois tendo dissecado cadáveres por muito tempo, assim como Leonardo da Vinci, sabia exatamente a posição de cada músculo, cada tendão, cada veia. 
  • Além de pintor, Leonardo da Vinci, foi grande inventor. Dentre as suas invenções estão: “Parafuso Aéreo”, primitiva versão do helicóptero, a  ponte elevadiça, o escafandro, um modelo de asa-delta, etc.
  • Quando deparamos com o quadro da famosa MONALISA não conseguimos desgrudar os olhos do seu olhar, parece que ele nos persegue. Por que acontece isso? Será que seus olhos podem se mexer? Este quadro foi pintado, pelo famoso artista e inventor italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) e qual será o truque que ele usou para dar esse efeito? Quando se pinta uma pessoa olhando para a frente (olhando diretamente para o espectador) tem-se a impressão que o personagem do quadro fixa seu olhar em todos. Isso acontece porque os quadros são lisos. Se olharmos para a Monalisa de um ou de outro lado estaremos vendo-a sempre com os olhos e a ponta do nariz para a frente e não poderemos ver o lado do seu rosto. Aí está o truque em qualquer ângulo que se olhe a Monalisa a veremos sempre de frente.
                Wikipédia1
                Wikipédia2
                Wikipédia3



AGORA O TRABALHO É SEU

     Agora, fazer uma pesquisa sobre o Renascimento e registrá-la no editor de texto. A sua pesquisa deve seguir os passos abaixo:

  • Cabeçalho completo;
  • Definição do que foi o Renascimento;
  • Citar as principais características do Renascimento;
  • Escolher um pintor que se destacou neste período e fazer sua biografia. Esta deve conter:
    • Nome completo;
    • Data de nascimento;
    • Local de nascimento;
    • Data de morte;
    • Local de morte;
    • Informações importantes sobre sua vida - como aprendeu a pintar, onde estudou, quem foram seus mestres, onde estão suas obras...
    • Listagem das suas principais obras, com nome, data, material utilizado, tamanho, local onde se encontra...
    • Escolher algumas obras para colocar no trabalho (com seus respectivos dados abaixo).


    Não se esqueça de salvar seu trabalho em: 

Meus locais de rede - Turmas em servidor - Turma 701 ou 702 - História - Trabalho avaliativo de História - Renascimento, com o seguinte nome: trabalho avaliativo história - renascimento- (nome dos alunos) - (turma)

MODELO:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Zilli
Nome:
Nº:
Ano:
Turma:
Disciplina:
Data:
Professora: Margarete Baldissera
Nota:
TRABALHO AVALIATIVO DE HISTÓRIA – 3º TRIMESTRE

ESTUDO SOBRE O RENASCIMENTO
Pesquisar na internet sobre os seguintes assuntos:
1) O que foi o Renascimento:
2) Quais as principais características do Renascimento:
3) Biografia do pintor:
4) Lista da principais obras:
5) Obras:











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande sua mensagem, mas cuidado, ofensas de qualquer tipo NÂO serão publicadas. Obrigada.