segunda-feira, 11 de maio de 2015

ENSINO RELIGIOSO - AS RELIGIÕES





As religiões no mundo




Grande parte dos conflitos mundiais tem origem a partir de questões religiosas. É bom ressaltar que existem fatores de caráter político, econômico, territorial, geopolítico, entre outros.



Atualmente existem inúmeras religiões sendo praticadas no mundo, as principais são:

Cristianismo: possui aproximadamente 2,2 bilhões de adeptos no mundoessas pessoas são consideradas cristãs. Esse nome advém de Jesus Cristo que, segundo a crença de seus seguidores, veio para trazer a salvação para o homem. Essa religião é monoteísta (adora apenas um deus). Dentro do cristianismo ocorrem divisões, formando ramificações denominadas de:
  • Catolicismo: representa as pessoas que seguem a Igreja Católica Apostólica Romana, que possui como autoridade máxima o papa. No mundo são contabilizados cerca de um bilhão de católicos.
  • Ortodoxo: é uma religião cristã oriunda de uma separação que aconteceu na Igreja Católica Romana no século XI e que se dispersou no oriente. As principais igrejas são a Católica Ortodoxa e Ortodoxa Russa.
  • Protestantes: emergiu a partir de divergências de opiniões dentro da Igreja Católica no século XVI. O surgimento dessa ramificação cristã está ligado à Reforma Protestante. Martinho Lutero foi quem liderou a revolta contra a venda de perdão por parte do clero, além de ser contrário aos dogmas praticados pela Igreja Católica, como a impossibilidade de engano por parte do papa e também a adoração a santos.

Islamismo: é uma religião monoteísta que surgiu no século VII, foi criada por Maomé, seu principal líder. O livro sagrado é o Corão, atualmente possui cerca de um bilhão de adeptos no mundo e é a que mais cresce. O islamismo é difundido especialmente na Ásia e na África, porém existem muitos seguidores em países como a Inglaterra e a Espanha.

Budismo: é uma religião criada por Buda, um príncipe chamado Sidarta Gautama. Surgiu na Índia, no século VI a.C. Dentro do budismo não existe hierarquia, até porque não há um deus, somente um líder espiritual, que é o Buda. No mundo existem cerca de 400 mil seguidores, sobretudo, na Ásia.

Hinduísmo: é uma religião praticada fundamentalmente na Ásia, possui um conjunto de preceitos, doutrinas religiosas baseadas nas escrituras sagradas do Vedas, livro que guarda textos, hinos, louvores e rituais.

Judaísmo: teve início na Palestina, ainda no século XVII a.C. É uma religião monoteísta, seu patriarca é Abraão. Atualmente são aproximadamente 14 milhões de seguidores no mundo.

Espiritismo: Essa religião começou a ser desenvolvida no século XIX por Allan Kardec, que começou a estabelecer ideias sobre os espíritos durante aulas sobre magnetismo. Ele passou a ter mais interesse sobre o assunto e escreveu o livro chamado O Livro dos Espíritos, que ajudou na explicação sobre espíritos e fenômenos naturais. Foi Alan Kardec o responsável por criar a Revista Espírita e a Sociedade Parisiense de Estudos Espirituais. No espiritismo, existe um grande número de obras que revelam as experiências que as pessoas tiveram com espíritos. Também é comum a psicografia, onde uma pessoa relata um fato ou história que lhe foi contada por espíritos. No Brasil, o maior representante da psicografia foi Chico Xavier. Os seguidores que possuem mais sensitividade são capazes de retirar algum mal que aflige os demais seguidores por meio de uma cura espiritual. Para seus seguidores, Deus é um ser supremo e soberano. Segundo essa crença, os seres humanos conseguem reencarnar diversas vezes durante sua existência, com base na sobrevivência do espírito. Ainda com base nos fundamentos espíritas, o médium consegue manter contato com os espíritos desencarnados.


Xintoísmo: Essa religião surgiu no Japão e se divide em Xintoísmo Sectário e Shirine Shinto. Os livros sagrados são os Kogo-Shui (um conjunto de tradições de famílias que realizavam ritos dessa religião), Nihon Shoki (Possui 30 volumes) e o Kojiki (o mais antigo e possui três volumes). É uma crença politeísta que cultua a natureza, seus ancestrais e nos Kamis (os deuses ou divindades). Para o xintoísmo, a vida somente passa a ter sentido quando ela é vivida de forma pura e natural.


Confucionismo: É uma religião que surgiu por volta de 551 a 479 a. C com a ajuda de Kongzi, que é o Confúcio. Apesar de ser um tipo de religião, ela não possui a maioria das características das demais. O Confucionismo é baseado nos ideais de Confúcio sobre a obediência de certas condições de comportamento do indivíduo, visando seus interesses e nas ideias de Mêncius, que afirmava que a conduta humana deveria ser baseada na moral de cada um. Não existem igrejas nem divindades nessa religião. Para saber sobre os ideais dessa crença, é necessário ler os seguintes livros: Anacletos, o I Ching e o Mengzi.


Taoismo: Religião de origem chinesa que surgiu no século II e trata-se de uma filosofia oriental e politeísta. Sua filosofia é baseada no Tao (Caminho) e no dualismo representado por yin e yang. Para seus seguidores, o que é realizado pelos humanos deve estar em concordância com a natureza. Além disso, não se deve ter um apego às coisas materiais.


Religiões Afro-Brasileiras


Quimbanda: É uma ramificação da umbanda; porém, eles cultuam os mesmos Orixás, vestem o mesmo tipo de roupa e possuem os terreiros com as mesmas características. Uma diferença é o despacho, pois na quimbanda eles são realizados com animais e objetos pessoais. Costumam ser realizados à meia-noite em locais distantes e em encruzilhadas. As pessoas que seguem essa religião cultuam os Exus, chamados de espíritos das trevas. Uma das festas mais conhecidas é a Gira dos Exus, que acontece exatamente no fim das noites e os médiuns incorporam os Exus. Além disso, eles bebem, dançam e fumam.


Candomblé: O candomblé chegou ao Brasil junto com os milhares de escravos que vieram da África. Para os portugueses, tudo era visto como bruxaria, mas ela se tornou uma religião muito praticada no país e em países como Uruguai, Argentina e Venezuela. É uma religião monoteísta, mas que pode cultuar vários deuses. É no candomblé que estão presentes as figuras do pai-de-santo. Os templos recebem o nome de casas ou terreiros e há divisões entre casas de linhagem mista, patriarcal e matriarcal. Os seguidores realizam cultos em homenagem aos orixás e se conectam com objetos, plantas e animais. Para essa religião, os Orixás estão ligados à natureza e à humanidade. Seus seguidores são chamados de médiuns, que estabelecem uma conexão com os Orixás. Essas divindades são distinguidas entre os que estão mais próximos do lado espiritual e os que estão ligados a bens materiais.


Umbanda: Há evidências que apontam para o surgimento da umbanda em 1908, por meio do médium Zélio Fernandino de Moraes. Essa religião possui diversas vertentes, como a umbanda esotérica e o umbandomblé. As orientações para os seguidores são feitas pelos Guias, que são espíritos que trabalham ligados a um determinado orixá. Os locais onde são realizados os cultos de umbanda são os terreiros ou centros. O culto é chefiado por um Sacerdote ou Sacerdotisa que tenham mais experiência e, por isso, são responsáveis pela espiritualidade naquele momento. Os médiuns são diferenciados com base em determinadas características. Nos terreiros, as celebrações são divididas em sessões de desenvolvimento e consulta. Nas sessões de consulta, que podem se subdividir e receber o nome de gira, as pessoas falam com entidades para obter pedidos, conselhos e curas. O descarrego, quando um médium retira toda a energia negativa de uma pessoa, também ocorre nessas ocasiões. Fundamentos da Umbanda:

  • Acreditam que um Deus supremo foi responsável pela criação do Universo e ele se chama Olorum;
  • Certos valores devem ser praticados: a caridade, o respeito e a fraternidade;
  • Os orixás são tratados como manifestações divinas;
  • A alma é imortal;
  • Acreditam na reencarnação.

FONTES:
http://as-religioes.info/
http://todasreligioes.com/
http://www.sohistoria.com.br/ef2/ccr/p1.php
http://www.abril.com.br/pagina/principais_religioes.shtml
http://www.abril.com.br/pagina/religioes_especial.shtml
http://religioesdomundoo.blogspot.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_religi%C3%B5es_e_tradi%C3%A7%C3%B5es_espirituais
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Religi%C3%A3o
http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/as-8-maiores-religioes-do-mundo/
http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/13-religioes-que-voce-provavelmente-nao-conhecia/
http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/7-cidades-sagradas-para-as-maiores-religioes-do-mundo/
http://atestemunhafiel.no.comunidades.net/index.php?pagina=1035236815
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-origem-dos-simbolos-religiosos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande sua mensagem, mas cuidado, ofensas de qualquer tipo NÂO serão publicadas. Obrigada.