quinta-feira, 1 de outubro de 2015

ANIMAIS VERTEBRADOS (PEIXES - ANFÍBIOS - RÉPTEIS - AVES - MAMÍFEROS)




Animais Vertebrados

Os animais vertebrados, pertencentes ao reino animal e ao filo chordata, são animais que possuem vértebras, ou seja, os ossos que compõem a coluna vertebral. Importante salientar que nem todos os animais vertebrados a possuem, por exemplo, os ágnatos ou ciclostomados, são peixes primitivos desprovidos de mandíbulas e maxilas (as mixinas, as lampreias e os ostracodermes).

Além dos Ágnatos, incluem-se no subfilo dos vertebrados os seguintes animais:
  • Peixes,
  • Répteis,
  • Anfíbios,
  • Aves,
  • Mamíferos.

Exemplos de Animais Vertebrados

Peixes

Animais VertebradosAnimais Vertebrados

Répteis

Animais VertebradosAnimais Vertebrados


Anfíbios

Animais VertebradosAnimais Vertebrados

Aves

Animais VertebradosAnimais Vertebrados

Mamíferos

Animais VertebradosAnimais Vertebrados



Características dos Animais Vertebrados


Os animais vertebrados são caracterizados pela presença de uma  medula espinhal e uma coluna vertebral e, ademais o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), o sistema muscular (músculo estriado esquelético, cardíaco e liso) e esqueleto interno também formam suas estruturas. No tocante à formação dos órgãos, possuem os tecidos: conjuntivo, epitelial, vascular, muscular e nervoso. Já o sistema respiratório deles, dependendo do animal, se dá por meio de brânquias (respiração branquial) ou pulmões (respiração pulmonar).

O corpo dos vertebrados é constituído pela  pele composto por duas camadas: a derme (interna) e a epiderme (externa). Vale lembrar que as aves e os mamíferos possuem ainda uma camada mais interna, antes da derme, conhecida como epiderme (camada de gordura) e está relacionada com a manutenção da temperatura do corpo. 

Características dos Peixes

Nos peixes a pele é coberta de escamas e eles respiram dentro da água, ou seja, possuem respiração branquial. São eles: arraia, barracuda, cavalo-marinho, tubarão, peixe-bruxa, lampreia, peixe-palhaço, dourado, etc.

Características dos Répteis

Os répteis possuem a pele coberta de escamas ou carapaça e sua respiração é realizada por meio dos pulmões. A maioria dos répteis são animais terrestres, mas vivem perto da água e, além disso, muito deles nascem de ovos. São eles: serpente, tartaruga, jacaré, lagarto, cobra-de-duas-cabeças, etc.

Características dos Anfíbios

Os anfíbios têm a pele lisa e úmida, sem pelos, nem plumas, nem escamas. Os ovos desenvolvem-se na água e depois de adultos, vivem na terra. O corpo dos anfíbios se modifica. Assim, quando nascem são chamados de girinos e possuem respiração branquial. Já quando crescem se transformam e respiram pelos pulmões. São eles: rã, sapo, perereca, cobra-cega, etc.

Características das Aves

As aves nascem dos ovos e seu corpo é coberto por penas. Possuem patas, bicos e asas. Elas possuem respiração pulmonar. São eles: ema, galinha, beija-flor, pinguim, joão-de-barro, etc.

Características dos Mamíferos

Os mamíferos têm o corpo coberto de pelos e a fêmea alimenta os filhotes com o leite de suas mamas. Esses animais possuem respiração pulmonar. São eles: gato, cachorro, macaco, leão, onça, vaca, etc.

Saiba mais sobre os Vertebrados

  • O termo vertebrado vem do latim “vertebratus”e significa "presença de vértebras".
  • O número de animais vertebrados existentes é de aproximadamente 50.000 espécies.
  • Os animais vertebrados são os seres vivos que possuem o organismo mais avançado do planeta.
  • Provavelmente a origem dos animais vertebrados foi há cerca de 450 milhões de anos.




Links para pesquisa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande sua mensagem, mas cuidado, ofensas de qualquer tipo NÂO serão publicadas. Obrigada.