quarta-feira, 12 de setembro de 2012

REVOLUÇÃO FARROUPILHA - HISTÓRIA


VAMOS APRENDER MAIS SOBRE A REVOLUÇÃO FARROUPILHA?

Para começar leia um pouco sobre a história dessa importante data!

História da Guerra dos Farrapos - (REVOLUÇÃO FARROUPILHA)





A Guerra dos Farrapos ocorreu no Rio Grande do Sul na época em que o Brasil era governado pelo Regente Feijó (Período Regencial). Esta rebelião, gerada pelo descontentamento político, durou por uma década (de 1835 a 1845).

O estopim para esta rebelião foi as grandes diferenças de ideais entre dois partidos: um que apoiava os republicanos (os Liberais Exaltados) e outro que dava apoio aos conservadores (os Legalistas). 


Em 1835 os rebeldes Liberais, liderados por Bento Gonçalves da Silva, apossaram-se de Porto Alegre, fazendo com que as forças imperiais fossem obrigadas a deixarem a região. 


Após terem seu líder Bento Gonçalves capturado e preso, durante um confronto ocorrido na ilha de Fanfa ( no rio Jacuí), os Liberais não se deixaram abater e sob nova liderança (de António Neto) obtiveram outras vitórias. 


Em novembro de 1836, os revolucionários proclamaram a República em Piratini e Bento Gonçalves, ainda preso, foi nomeado presidente. Somente em1837, após fugir da prisão, é que Bento Gonçalves finalmente assume a presidência da República de Piratini. 


Mesmo com as forças do exército da regência, os farroupilhas liderados por Davi Gonçalves, conquistaram a vila de Laguna, em Santa Catarina, proclamando, desta forma, a República Catarinense. 


Entretanto, no ano de 1842, o governo nomeou Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias) para colocar fim ao conflito. Apos três anos de batalha e várias derrotas, os "Farrapos" tiveram que aceitar a paz proposta por Duque de Caxias. Com isso, em 1845, a rebelião foi finalizada.




AGORA, TESTE SEUS CONHECIMENTOS!

  • ATIVIDADE 1: Faça as atividades apresentadas abaixo!

  • ATIVIDADE 2: Símbolos Gaúchos

Símbolos Gaúchos
  • ATIVIDADE 3: Memória, personagens da Revolução Farroupilha
Memória Farroupilha
  • ATIVIDADE 4: Você conhece o vocabulário gaudério? Teste seus conhecimentos no jogo abaixo!
Vocabulário Gaudério
  • ATIVIDADE 5: Agora, vamos fazer algumas das atividades elaboradas pela Professora Andréia da escola 1° de Maio.
    Semana Farroupilha

O GAÚCHO 

Clique na figura abaixo e conheça um pouco mais sobre os costumes, as roupas,  os símbolos e outra informações sobre o gaúcho!
O Gaúcho 

OS PERSONAGENS DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Agora, aprenda um pouco mais sobre os personagens da Revolução Farroupilha! Clique na imagem abaixo!

Personagens da Revolução


VAMOS VER BELAS IMAGENS DO RIO GRANDE DO SUL, CANTANDO AS MÚSICAS QUE PODE SER CONSIDERADAS COMO HINOS PARA O NOSSO ESTADO!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande sua mensagem, mas cuidado, ofensas de qualquer tipo NÂO serão publicadas. Obrigada.